Você Viu


Bonzinho não... Esperto!





O arraial está em festa, minha gente! O coronel Teodorico preparou um grande evento, com direito a fanfarra e faixas em sua homenagem, para a inauguração da escola Coronel Teodorico de Menezes, financiada por ele. Dona Benta e Tia Nastácia prepararam uma farta mesa de guloseimas e em seguida botaram a carroça na estrada levando toda a turma do Sítio. As crianças estavam devidamente uniformizadas e animadas para a tão esperada festa!


‘Santo quando vê muita esmola, desconfia.’, diz o dito popular. E não é pra menos! O coronel Teodorico não dá ponto sem nó: a tão sonhada e esperada escola do arraial não foi apenas um gesto de bondade e preocupação com o futuro das crianças... Foi um ato interesseiro de quem pretende um dia ser o prefeito da cidade. Parece incrível, mas é a pura verdade. O coronel está agradando a todos para, nas próximas eleições, arrecadar o maior número de votos possível. Ele comunicou sua candidatura durante a festa, ali mesmo no coreto da pracinha!

Dona Benta, que é uma senhora justa e sensata, disse que só apoiará o compadre se ele disputar o cargo com um candidato da oposição. Rapidinho ele convenceu Elias, o dono da venda, a se candidatar também. Mas o seu Elias gostou tanto da novidade que resolveu se dedicar fervorosamente à campanha eleitoral e se tornar de fato o mais novo prefeito do Arraial dos Tucanos. A grande armação do coronel transformou-se em uma dor de cabeça colossal. Se quiser saber quem vai levar a melhor nesta corrida maluca pela prefeitura da cidade, não deixe de assistir ao Sítio do Picapau Amarelo!

Conheça mais sobre a história do rádio!





O sabugo de milho mais inteligente da face da Terra, que responde pelo nome de Visconde, consertou os aparelhos da antiga rádio do arraial. Cléo e a criançada não cabiam em si de tanta alegria em ver os amplificadores, microfones e tudo mais em perfeito estado, como novo! Graças a ciência do Visconde e a persistência da garotada será inaugurada, esta semana, a nova rádio do arraial. A radialista Cléo tem vários planos e promete agitar o arraial com seus programas. E por falar em rádio... Você sabe como surgiu esta engenhoca tão útil na nossa vida? 

O alemão Heinrich Hertz foi um dos primeiros a fazer experiências radiofônicas, isso lá no ano de 1887. Mas quem teve seu nome associado à invenção do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi. Pelos resultados dos estudos realizados na época, Marconi concluiu que era possível transmitir mensagens através das ondas de Hertz, e assim, em 1895, fez suas primeiras experiências com aparelhos rudimentares na casa de campo de seu pai. - Mais ou menos como as crianças e o Visconde estavam fazendo para colocar no ar a rádio do arraial. - De lá pra cá o rádio foi evoluindo até ficar tal como o conhecemos. 

No Brasil, a primeira transmissão radiofônica oficial foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa, em plena comemoração do centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1922. O discurso aconteceu numa exposição, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado. O fundador da primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, foi Roquete Pinto, considerado o pai do rádio no Brasil. Muitas pessoas que hoje trabalham em televisão vieram do rádio, Chico Anysio é um bom exemplo. Na década de 40, ele produzia e apresentava programas na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, um deles a ‘Rua da Alegria’. 

Este veículo de comunicação fascina muitas pessoas até hoje. A jovem Cléo é uma apaixonada pelo rádio e está contagiando toda a turma do Sítio com seus programas e suas locuções. Limpe bem seus ouvidos e sintonize-se no som desta garotada! 


Jukabala faz show no arraial!




Elias decidiu fazer um bolo e convidar seus eleitores para comemorar sua futura vitória nas eleições. Cléo achou que esta era uma boa oportunidade para Zequinha fazer um show no arraial e convidou o jovem talento. Ele topou na hora, mas achou que o evento ficaria ainda melhor se dividisse o palco com mais uma banda. Cléo concordou e indicou a galera do Jukabala. O coronel Teodorico, doido para acabar com a festa do Elias, ligou e contratou a banda para a festa. Quanto mais gente juntar, mais bolo o Elias distribui e mais votos ele perderá por causa do purgante. 

Como disse o poeta em uma de suas canções: ‘Para cantar nada era longe, tudo tão bom. Até a estrada de terra na boléia de caminhão’... E lá foi a banda Jukabala para o arraial, mas foram de Kombi. No meio do caminho a Kombi quebrou. João da Luz e Saraiva, que estavam acampados por perto com a trupe, ofereceram ajuda aos meninos. João logo reconheceu o pessoal da banda e falou para Saraiva: ’Eles são famosos, Felisberto!’. Na conversa, descobriu que eles iriam fazer um show no Arraial dos Tucanos e ficou super entusiasmado! 

A banda Jukabala é formada pelo baterista Conrado Maia e pelos guitarristas Nando Miranda e Zeca Loureiro, responsáveis também pelos vocais. ‘Nós Dois’, uma das canções da banda composta por Nando, embala o romance de João da Luz e Cléo! 



Jornalista interessado em folclore possui identidade secreta!




Até que a pensão de Dona Joaninha anda bastante movimentada. Depois de receber Dona Carocha Ribeiro, um novo hóspede se acomoda em suas instalações, o jornalista César Brito! 

Recém chegado da cidade, este jovem e atrapalhado jornalista busca encontrar informações suficientes para escrever seu novo livro sobre o folclore brasileiro. O que ninguém sabe é que César Brito esconde uma identidade secreta. Ele é o Máscara Verde, um super-herói disposto a se arriscar nas mais incríveis situações para salvar qualquer um que esteja em perigo. 

César, com seu jeitinho de menino da cidade grande, logo chama a atenção de todos, especialmente de Céceu. A afilhada de Joaninha fica encantada com ele. O jornalista também é muito bem recebido na casa de Dona Benta. Assim que sabe que César está escrevendo sobre folclore, Dona Benta, mais do que depressa, pega alguns livros de Monteiro Lobato na estante e começa a contar algumas histórias. 

Emília é a única que fica ressabiada com o comportamento de César, pois na hora em que estão todos conversando, o Sítio do Picapau Amarelo é invadido por Carochinha, Cuca e Joaninha, agora transformada em bruxa. Enquanto todos tentam enfrentar as vilãs, César morre de medo e trata de se esconder. A bonequinha de pano acha isso o fim e nem sequer imagina que tem um super-herói a seu lado! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário